Todas as direcções vão dar à Hospitalidade Portuguesa

“Eu sabia que não trazer GPS era um grande erro!”, queixei-me à minha amiga Anabela, em frente à única placa de sinalização da aldeia de Seixas, que dizia “Todas as direcções”.

Naquele dia de Verão, tínhamos decido dar uma volta de carro pelo Vale do Côa sem recurso a novas tecnologias, confiando inteiramente nas nossas capacidades de orientação e num velho mapa em papel. Depois de nos termos deslumbrado com o rio Douro que serpenteava em tons de azul-turquesa por os vales adornados com colares de vinhas esmeralda, e de termos respirado o silêncio avassalador da paisagem, sentimos a mais básica necessidade humana: comer.

Foi ainda por essa altura que nos ressentimos, pela primeira vez, da falta de um bom guia electrónico que nos indicasse com prontidão o caminho a seguir. Sem destino certo, deambulámos durante algum tempo por entre estradas secundárias e caminhos de terra batida, até chegar a Seixas. Contudo, cedo percebemos que continuávamos tão perdidas quanto antes, porque não achámos quaisquer placas de sinalização. Também não encontrámos restaurantes ou supermercados que nos saciassem a fome resultante do proveitoso passeio matinal.

Porém, deparámo-nos com algo muito mais importante: bondade. Quando abordámos a Dona Maria do Carmo para pedir indicações ela provou-nos que a hospitalidade portuguesa continua viva e de boa saúde: ofereceu-nos frango assado, juntamente com pão caseiro e salada colhida directamente da frescura da sua horta.

Tudo isto regado com uma bondade a que já não estamos habituados nas grandes cidades. Saímos de lá recompostas e com a felicidade estampada no corpo. No espírito levámos energia redobrada para novas descobertas, e na bagagem uma lição importante: quando estamos perdidos nem sempre carecemos de coordenadas geográficas; às vezes só precisamos de indicações nos façam chegar a alguma humanidade.

Porque todas as direcções vão dar à hospitalidade portuguesa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s