Palmilhar Portugal

Partir de Lisboa e fazer uma viagem de carro pelo Norte de Portugal é: visitar as casas de xisto em Talasnal, olhar para o céu nocturno do Fundão na esperança de ver estrelas cadentes, comer sopa da pedra em Almeirim, ver os pescadores a separarem as sardinhas para a lota em Espinho, acordar de madrugada para assistir ao nascer do sol na Torre, guardar no coração a vista do cimo do castelo em Celorico da Beira, perder o fôlego ao subir a escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, meditar na paz dos miradouros de Foz Côa, pasmar com o pôr-do-sol em Viana do Castelo, admirar as ruas enfeitadas da Guarda, percorrer a estação de comboios antiga do Pinhão, ou fazer inúmeras paragens para mergulhar nas águas cristalinas das praias fluviais.

É também, rir com vontade quando me dou conta que a única placa com indicações de trânsito numa localidade diz “Todas as direcções”, quando me perco no meio da montanha, quando descubro uma pitoresca casa do Benfica em Seixas, quando me apercebo da minha notória falta de jeito a jogar bowling em Torres Novas, ou quando reparo na lírica das canções ‘marotas’ das festas populares em Foz Côa.

Mas sobretudo, viajar por terras lusitanas é acumular lembranças das pessoas com as quais me cruzo. Portugueses que mantêm vivos os nossos costumes, que ajudam com indicações, que me convidam para entrar em casa só para ver a vista panorâmica do Piódão, que compartilham histórias de vida, ou que me oferecem comida quando preciso de almoçar e não existe nada em volta para o efeito.

Pessoas boas, com realidades e localizações geográficas tão distintas, mas que partilham a nossa cultura, história e tradição. Pessoas que trazem valor a Portugal e me fazem ter orgulho do nosso povo. Pessoas que me fazem gostar tanto deste cantinho à beira mar plantado, e me deixam com vontade de conhecer sempre mais e mais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s