Broas: a aldeia eterna

“Oh menina, então mas você vai na direcção contrária!”, informa-me o Senhor Fernandes quando lhe peço indicações para o Casal de Broas, conhecida entre o povo de Almorquim como a Aldeia Fantasma.

Simpaticamente, põe-me no caminho certo e ainda me conta um pouco mais sobre a história do local: “Está a ver ao longe aquela árvore enorme? É um freixo tricentenário, o ex-líbris do povoado. Corte por esta vinha e desça pela picada em direcção a ele. Ao lado estão as ruínas da casa senhorial, onde viviam as pessoas mais ricas da aldeia”.

Com a voz embargada, revela-me memórias de uma povoação que remonta à Idade Média, mas cujo isolamento e falta de acessos ditaram a partida da última residente em 1969: “A tia da minha esposa foi a última habitante de Broas. Era uma aldeia muito bonita! Ainda consegue ver as ruínas da adega, do lagar de mármore branco e do poço onde davam de beber ao gado”.

Despedimo-nos, e mantendo-me fiel ao rumo traçado pelo meu bom samaritano, alcanço uma dimensão onde tempo parou. Assoberbada, observo as casas que se cansaram de esperar por quem já não regressa e que, resignadas, se deixam engolir num abraço lento de folhagem. Passo por um banco de pedra, onde no passado várias almas saciaram o cansaço enquanto admiravam a encosta cheia de vida, e reparo na mensagem pendurada num muro: “Bem-vindo à Aldeia de Broas”.

Em frente, uma casa caiada de branco. Cedendo à tentação de bater a uma porta que já não existe, entro e caminho pela escuridão como um gato sorrateiro. Ao fundo, um altar improvisado com Nossa Senhora de Fátima, flores ressequidas pelas estações que passaram, e um cartão: “Casa da Avó Gertrudes”. Subitamente, entendo. Talvez a última residente tenha partido há muito, mas a Aldeia Fantasma viverá para além do ancião freixo que a guarda: existem memórias que são eternas!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s