A burla da indiferença

AVISO: Tem estatura média, bom trato, e é um burlão.

Com falinhas mansas instala-se nas nossas casas, vê o noticiário connosco e muda de canal sempre que aparece uma notícia mais incómoda: quer poupar-nos à realidade do mundo diz ele. Domina as conversas à hora da refeição: segreda-nos que precisamos de um sofá igual ao do vizinho, um carro maior, um telemóvel topo de gama, e que a vida é injusta.

Segue-nos para todo a lado mas, arrogante, recusa-se a entrar em locais como o World Press Photo. Ali, livres da venda que ele nos costuma pôr nos olhos, vemos o mundo tal como ele é: com toda a sua beleza natural, mas também com toda a dor de um pai que tenta amparar o sofrimento de uma filha em vão, dos meninos escravizados, ou daqueles que partem em busca de uma vida melhor, trilhando caminhos inglórios e perdendo entes queridos ao longo da jornada.

De repente, uma chapada de realidade acorda-nos! Percebemos que, tal como nós, existem pessoas que sonham, amam, e têm objectivos, mas para quem a vida foi realmente madrasta. Seres humanos que dormem ao relento, passam fome, e sofrem de preconceito por parte daqueles que não entendem que existem realidades diferentes e muito duras. Subitamente, o sofá lá de casa começa a parecer muito confortável, o telemóvel um luxo, e agradecemos o tecto e a comida que temos na mesa diariamente.

Entendemos que o burlão é um falso amigo, e mandamo-lo ir bugiar quando o encontramos à saída. Covarde, foge a sete pés com medo que o confrontemos, mas deixa cair uma carteira com documentos. Abrimo-la e encontramos uma série de identificações: Arrogância, Indiferença, Preconceito, Ignorância. Bilhetes de identidade que usa sempre que precisa de levar um novo esquema adiante.

Aqui fica a denúncia: a estatura mediana faz com que passe despercebido e o seu bom trato ilude-nos, mas não é nosso amigo. Porque quem nos quer bem mostra-nos o mundo tal como ele é, de modo a que possamos fazer dele um lugar melhor.

13131421_10206451311068267_5248019580002825179_o

Fotografia: Warren Richardson

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s