O homem da floresta

O nome orangotango significa ‘pessoa da floresta’ na língua malaia, e é o que sinto ao visitar o Santuário de Orangotangos de Semengoh: desde aos gestos às expressões faciais, tudo neles me recorda um ser humano.

Os primatas residentes neste centro foram recuperados ainda jovens (maioritariamente vítimas de caçadores furtivos, ou de situações que o seu habitat foi destruído devido ao abate massivo de árvores, para a criação de plantações de óleo de palma) e aqui entregues onde são mantidos em estado semi-selvagem.

Aos visitantes é permitido assistir ao ritual de alimentação duas vezes por dia, mas somos avisados à partida que na época da fruta que ocorre nos meses de verão é provável que não os avistemos: têm comida com fartura à sua disposição e não necessitam daquela que os tratadores lhes fornecem.

Junto à área de alimentação está pendurada uma lista com os nomes de todos os primatas e respectivos avistamentos no último mês: alguns não foram vistos durante Maio. Contudo, temos sorte e quando a comida é distribuída somos brindados com o aparecimento de cinco orangotangos: primeiro duas fêmeas, com um filhote pendurado no dorso de uma delas, e em seguida dois machos que nos brindam à vez com a sua presença poderosa.

Contudo, se o filhote foi uma criança temperamental e deu uma chapada na mão do tratador quando este insistiu para que ele comesse, os restantes elementos aceitam a fruta que lhes é oferecida alegremente. O último macho que avistamos senta-se numa plataforma perto de nós e come um cacho de bananas demoradamente. Somos avisados para não fazer barulho e manter uma distância apropriada, por isso quase que sustenho a respiração quando ele olha para mim: não como um primata a observar um humano, mas como um humano a ver outro à sua frente.

Nesse momento deixamos as barreiras da nossa espécie cair. Somos nada mais que uma pessoa da floresta a olhar nos olhos de uma pessoa da cidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s