Contagem decrescente para uma aventura em Istambul

Quando reservei voo para a Croácia, aquela pareceu-me uma escala inocente: “25h em Istambul. Óptimo, assim posso visitar a cidade!”, pensei eu. Depois chegaram os atentados terroristas. E o golpe militar.

Subitamente, a Turquia não me parecia um destino tão apetecível. Contudo, ao analisar as minhas opções, perder o dinheiro da viagem ou seguir o plano inicial, optei pelo segundo.

Aterro portanto, no aeroporto de Istambul no fim do dia, faço check-in no hostel que havia reservado (perto do centro histórico da parte europeia da cidade), e saio para jantar. As ruas que anteriormente estariam a fervilhar de turistas, estão agora bastante mais vazias. Porém, contrariamente ao que temia, respira-se tranquilidade.

Atraída pelo colorido dos candeeiros turcos, entro numa loja de recordações. Kemal, dono do espaço, mete conversa comigo, e mal sabe a minha nacionalidade informa-me que já visitou Portugal e adorou Fátima.

No momento em que o inquiro acerca de religião, responde-me que é muçulmano, mas que isso não o impediu de rezar em Fátima: “Quando nascemos somos apenas humanos, só depois escolhemos a religião. É preciso respeitar as diferentes crenças!”, diz-me.

A conversa flui, e inevitavelmente recai sobre a situação política do país. “Temos de ser positivos, eu acredito que irá melhorar”. Segundo Kemal, tudo se resume a guerras de poder. “Quando comemos o nosso estômago fica cheio. São os nossos olhos que continuam a querer mais”, diz-me acerca da ambição.

Não querendo monopolizar mais o seu tempo, despeço-me, mas não sem antes trazer comigo preciosas recomendações de locais a visitar no dia seguinte: Santa Sofia, Mesquita Azul, e o Palácio de Topkapi.

A aventura está prestes a começar, e Istambul tem toda a minha atenção!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s