A liberdade voa em Naivasha

A primeira coisa que reparamos quando chegamos ao Lago Naivasha é nas suas margens: grupos de jovens a dançar ou a cantar gospel, namorados a aproveitar o sol que espreita timidamente as nuvens, e famílias reunidas. Ao lado, algum gado aproveita a erva que aqui cresce com a abundância de água disponível, convivendo pacificamente com a multidão.
Só depois olhamos para mais longe: árvores despidas povoam o espelho azul, onde já nos espera o barco que nos levará numa visita guiada. Piso o chão de madeira azul, sentindo um leve ondular que embala os meus pés e alastra por todo o corpo. Vagarosamente, o guia começa o passeio pelas águas de Naivasha.
Hipopótamos nadam languidamente por entre o prado aquático e submergem à nossa passagem. Paramos perto da margem, e compramos uma carpa a um bando de pescadores: este animal introduzido acidentalmente pelo homem, juntamente com as descargas ilegais de pesticidas, constitui uma ameaça ao delicado equilíbrio de Naivasha.
Contudo, neste momento ele é o isco que nos permite ver mais de perto um dos reis do lago: um tubo feito de ervas introduzido na sua boca para que se mantenha a boiar, um arremesso para uma distância razoável, e voilá! Uma águia-pesqueira-africana desce do seu poiso, e voa majestosamente face ao prémio que lhe oferecemos.
Ao nosso lado, com água pela cintura, está um grupo de rapazes que lança redes, com a destreza de quem há muito está habituado a retirar o seu sustento do lago. Cumprimentamo-nos, e sem excepção todos paramos para observar a águia enquanto está desaparece no céu. África é liberdade!
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s