Carta ao meu ‘eu’ futuro

“Não sei qual animal é o mais bonito, mas o homem é o pior de todos”, diz um membro do nosso grupo a propósito de uma conversa sobre caça ilegal, enquanto observamos uma manada de elefantes a deambular pela savana.

O tráfico de marfim continua a ser um problema no Quénia e, vítimas da ganância do homem, as populações de rinocerontes e elefantes diminuem a um ritmo alarmante. “E pensar que era suposto sermos nós a tomar conta disto tudo…”, desabafa o nosso guia Kinara.

O peso da veracidade desta afirmação cai sobre mim. Contudo, gosto de acreditar que nem tudo está perdido: as medidas de segurança em torno da fauna queniana foram apertadas. As penas para os infractores agravaram-se, existem rangers que monitorizam constantemente os parques naturais e, graças a avanços tecnológicos, são utilizados drones equipados com infravermelhos para detectar actividades ilícitas durante a noite.

Sobretudo, gosto de pensar que os esforços de educação ambiental não são em vão: o turismo de vida selvagem constitui grande parte da receita do país. Assim, para além dos seus cidadãos estarem cada vez mais conscientes acerca da importância da natureza na sua própria subsistência, os visitantes são alertados para o delicado equilíbrio do mundo em que vivemos.

Certa vez, ouvi num documentário que o significado da vida era tentar levar uma mensagem da criança que fomos um dia, até ao velho que seremos no futuro, sem que ela se perca pelo caminho… e a menina que fui rabiscava nos cadernos da escola que se devia tratar a natureza com respeito.

Tento que esta missiva não se extravie e espero ensiná-la aos meus filhos no futuro. Daqui a muitos anos, quando a velhota que serei reler esta história, espero que eles tenham escrito mais umas quantas linhas: desejo que eles tenham seguido os meus passos, e tenham tido a possibilidade de se deslumbrar com as mesmas maravilhas da savana que eu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s