Prazer em conhecer-te meu querido Peru

Sabem aquela expressão “o barato sai caro”? Foi isso que senti no dia em que era para ter voado de Lima para Cusco, com a companhia aérea de baixo custo, LC Peru. Exatamente: era para ter voado, mas como tal nunca chegou a acontecer estou num autocarro em direção a Lima, há aproximadamente 23 horas. Daqui a quatro horas parte o meu voo para Lisboa, e confesso que já pedi a todos os santinhos para me ajudarem a chegar a tempo ao aeroporto.

Mas afinal, o que correu mal com o meu voo? Tudo começou com o check-in online: quando o website da companhia não me deixou fazer o registo no voo em que eu iria na manhã seguinte, fui pesquisar no Google. Resultado? Mil e uma histórias de ‘horror’ sobre voos cancelados ou atrasados. Mesmo assim dirigi-me ao aeroporto de Cusco no dia marcado.

“Não há qualquer problema com o seu voo, e o balcão de check-in abre dentro de 15 minutos”, foi a frase que a funcionária da LC Peru proferiu para me tranquilizar. Claro que isto nunca chegou a acontecer. Para terem uma ideia, o meu voo era às 10:45h e o voo anterior ao meu (07:45h) havia sido cancelado. Motivo? Mau tempo, sendo que por isto a companhia quer dizer céu nublado, o que é algo frequente durante a parte da manhã em Cusco. E sabem a parte mais gira? Como o cancelamento se deve a mau tempo, e não a uma avaria técnica a companhia não é obrigada a devolver o dinheiro…

Portanto, como podem imaginar o meu voo também foi cancelado e fui-me embora do aeroporto quando uma multidão enfurecida invadiu os balcões da companhia aérea, ao mesmo tempo que a polícia corria para lá, numa tentativa desesperada de serenar os ânimos de toda a gente. Aliás, fui-me embora não… o termo melhor seria, fugi com um casal de holandeses tão assustados quanto eu, quando nos apercebemos do tumulto!

O remédio foi então, comprar um bilhete de autocarro na companhia Cruz del Sur e viajar 23 horas até Cusco por terra. Mas deixem-me dizer-vos que a jornada até nem está a ser má, e que apenas o embarque foi um pouco peculiar: a estação de autocarros parecia um terminal de aeroporto, com check-in da bagagem e revista aos passageiros. Adicionalmente, e antes da partida, um segurança foi aos nossos lugares filmar a cara de toda a gente! A viagem na verdade, é como ir em classe executiva num avião. Tenho música, TV com ótimos filmes, banco para os pés, menu vegetariano à minha disposição, assento reclinável, manta, almofada, e a cereja no topo do bolo: estou sentada na parte da frente do segundo andar, com vista panorâmica.

Sinto-me uma rainha. Uma soberana um pouco stressada claro está, porque as horas depressa passam e a minha chegada ao aeroporto depende do trânsito caótico de Lima. Felizmente, os ventos sopram a meu favor e chego a tempo ao meu destino. E apesar de toda a ansiedade das últimas horas, assim que entro no aeroporto fico um pouco nostálgica, ao pensar em todas as aventuras que vivi neste país.

Quinze dias, nove cidades. Cidade, montanha, deserto, praia e selva. Ver pinguins de manhã e assistir ao pôr-do-sol num oásis ao final do dia. Aprender a fazer champô com ervas. Sair da zona de conforto e fazer sandboard. Experimentar ceviche, queso helado e chicha morada. Ver as figuras das linhas de Nasca lá no cimo, e perceber que são ainda maiores do que na TV. Mitigar os efeitos da altitude com chá de coca. Regar uma subida de duas horas com bebida de quinoa com chocolate quente, para ter energia. Achar que alguém atirou tinta para cima da Montanha Arco-Íris. Pisar uma ilha flutuante. Lacrimejar de emoção em Machu Picchu porque se realizou um sonho.

Muito prazer em conhecer-te, meu querido Peru. E até breve.

IMG_20170616_163800_1~2
Viagem de autocarro
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s